• Movimento Barnabé

Como você define e entende o Deus da missão?

Nenhuma outra religião reivindica um deus cuja essência e caráter é o amor sagrado. Vemos este amor nas histórias bíblicas desde o Jardim do Éden onde, Deus o criador é quem busca suas criaturas, sabendo que eles o haviam desobedecido. Ge 3:9 De novo encontramos a Deus se preocupando e se envolvendo com suas criaturas. Ele ouve, Ele vê e Ele sabe do sofrimento do Seu povo e depois vem ao encontro deles. Ex 3:7-8 Ele envia profetas para que os povos possam entrar em relacionamento com Ele, por exemplo, o profeta relutante, Jonas.


Pensamos que o livro de Jonas tem tudo haver com Jonas e suas aventuras ou experiencias, mas na verdade não é! O livro de Jonas tem tudo a ver com a história do Deus missionário e vemos isso em quatro versículos. Os primeiros dois estão em Jonas 4.1-2, onde as Escrituras nos dizem, “Jonas, porém, ficou profundamente descontente com isso e enfureceu-se. Ele orou ao Senhor: “Senhor, não foi isso que eu disse quando ainda estava em casa? Foi por isso que me apressei em fugir para Társis. Eu sabia que tu és Deus misericordioso e compassivo, muito paciente, cheio de amor e que prometes castigar, mas depois te arrependes.” Estes eram os sentimentos de Jonas, mas não eram os sentimentos de Deus.


Nos próximos dois versículos (Jonas 4:10-11) vemos a resposta de Deus: “Mas o Senhor lhe disse: “Você tem pena dessa planta, embora não a tenha podado nem a tenha feito crescer. Ela nasceu numa noite e numa noite morreu. Contudo, Nínive tem mais de cento e vinte mil pessoas que não sabem nem distinguir a mão direita da esquerda, além de muitos rebanhos. Não deveria eu ter pena dessa grande cidade?Ele se compadece das pessoas e dos animais; ele se preocupa com os seres humanos, como também com o meio ambiente. Estes são exemplos do amor de Deus, do amor santo de Deus.


O que queremos dizer com amor santo? Deus é santo; na sua própria natureza Ele é separado de qualquer coisa impura. Deus também é amor, sua própria natureza é generosidade e autodoação. O amor de Deus deve ser mantido em tensão dinâmica com Sua santidade. O amor sagrado de Deus por toda a criação foi Sua motivação suprema para enviar Seu filho Jesus ao mundo para que todas as pessoas possam ser libertadas do pecado e restauradas a uma relação correta com Deus. No coração do amor está o desejo de ser conhecido e amado em troca.


E assim, descobrimos que a Bíblia também nos diz que Deus quer que nós o amemos. Quando questionado qual era o maior mandamento, Jesus citou o livro de Deuteronômio do Antigo Testamento, dizendo que era o seguinte:


"Ame ao Senhor seu Deus com todo o seu coração e com toda a sua alma e com toda a sua mente." Mt. 22:37


Então, Deus não só nos ama, mas também deseja que o amemos. Aqui está um princípio fundamental:


Deus deseja que todas as nações venham a

conhecê-Lo e amá-Lo e adorá-Lo.

Então, o que essa importante verdade tem a ver com nossa prática de missão?


  • A missão se originou em Deus. Portanto, Ele é soberano. Muitas vezes vemos a missão como algo que nós a igreja originamos, mas sabemos que a missão começou com Deus.

  • Busquemos e obedeçamos a visão e planos dEle, não nossa própria visão e planos.

  • Paremos de pedir a Deus para abençoar o que estamos fazendo e em vez disso, procuremos fazer o que Deus está abençoando. Em outras palavras, devemos nos juntar a aquilo que Ele está fazendo

  • Se Deus está disposto a deixar os confortos do céu para chegar a uma cultura diferente, nós também deveríamos estar dispostos a fazer o mesmo.

  • Se o propósito de Jesus era procurar e salvar os perdidos, tudo o que fazemos em casa e ao redor do mundo deve ser avaliado através deste propósito.

Finalmente, precisamos entender que missões influencia nossa escatologia. Se cremos nas escrituras e queremos que venha o fim dos tempos para que Deus estabeleça Seu Reino aqui na terra, temos que levar em conta a seriedade do mandamento chamado missões. Pois Jesus mesmo nos disse:


E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo como testemunho a todas as [etnias], e então virá o fim. Mt 24:14


Artigo por Benjamin Reyes

55 visualizações

© 2017 por Movimento Barnabé. 

ORE

PARTICIPE

CONTRIBUA

Movimento missionário transcultural a partir da Igreja Metodista